domingo, 6 de outubro de 2013

Campeonato Brasileiro Série B 2013

Campeonato Brasileiro da Série B é a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. A competição é transmitida na TV aberta pelas afiliadas Rede Globo, em parceria com a Rede Bandeirantes, na TV fechada pelo SporTV e no sistema pay-per-view pelo Premiere FC.

Assim como a Primeira Divisão, teve início em 1971 e ao longo do tempo também teve diversos formatos:
  • Na primeira metade dos Anos 80, a chamada Taça de Prata era uma espécie de divisão de acesso do futebol brasileiro. A partir de 1981, os 40 clubes que disputavam a Primeira Divisão, denominada Taça de Ouro, eram determinados da seguinte forma: 13 estados entravam com seus campeões, sete participavam com o campeão e o vice. O estado de São Paulo contava com os seis melhores classificados do Campeonato Paulista e o Rio de Janeiro, com os cinco melhores do seu estadual. As outras duas vagas eram ocupadas pelos campeão e vice do ano anterior da Taça de Ouro. A Taça de Prata era justamente a competição destinada às equipes que não conseguiam se classificar à Taça de Ouro, mas contava com um regulamento que previa o acesso, no mesmo ano, para a Primeira Divisão, das equipes com melhor campanha.
  • Especialmente em 1987, houve a criação de dois módulos, Branco e Azul (em semelhança com a Série A, com o módulo Amarelo e módulo Verde).
  • Nos anos de 1973 a 1979 e em 1993, não houve disputa.
  • Em 1986* e 1987*, a CBF considera que não houve disputa, portanto, não foi oficializado pela entidade.1
  • Em 2005, foi composta por 22 clubes, sendo que caíram 6 para a Série C e subiram 2 para a Série A.
  • Em 2006, o número de clubes participantes é reduzido para 20 e é adotado o sistema de pontos corridos em dois turnos, no mesmo formato da Série A em vigor desde 2003, até os dias atuais. A cada ano, quatro clubes sobem para a Série A e quatro caem para a Série C.
  • De 2004 a 2008, a FBA foi a gestora comercial da competição, entidade similar ao Clube dos 13.
  • Em 2009, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reassumiu a gestão comercial do evento.

Um comentário:

Fernando Bez disse...

Poxa, que maravilhoso que teve uma postagem da Série B!

Adoro seu trabalho, espero que haja postagem do Paulistão e da COpa!
Abraço