terça-feira, 22 de abril de 2014

América Futebol Clube (Rio Grande do Norte)


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
América Futebol Clube, conhecido apenas como América de Natal, é uma clube multidesportivo de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, popularmente chamado de Mecão. Fundado em 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, no bairro da Cidade Alta, tem como modalidade esportiva principal o futebol. Atualmente, além do futebol, o clube trabalha com o futsal, basquete paraolímpico e futebol americano, nesses dois últimos esportes recebendo o nome de América Tigres e América Bulls, respectivamente. As cores do clube, presentes no escudo e na bandeira oficial, são vermelho e branco. Suas cores iniciais eram azul e branco. Na época era comum nomear os clubes de futebol com homenagens aos locais de origem, no caso do América Futebol Clube se deu a homenagem ao continente americano. Hoje, sua sede social se localiza no bairro do Tirol.
O título mais importante conquistado até agora é a Copa do Nordeste de 1998. Dos clubes potiguares, é o com mais destaque nacional, com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro, destaca-se por ter sido o primeiro vencedor estadual em 1919,1 e por ser o único do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional, a extinta Copa Conmebol,2 (atual Copa Sulamericana). Ainda foi vice-campeão da 2ª divisão do campeonato brasileiro de 1996.
No Futsal, o América de Natal é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e o maior vencedor do RN, 38 estaduais e metropolitano. No basquete, ano passado (2013), o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º lugar no Campeonato Brasileiro. No futebol americano, a equipe foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: