terça-feira, 22 de abril de 2014

Avaí Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Avaí Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro com sede em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o "Leão da Ilha"3 (97% do território de Florianópolis fica na Ilha de Santa Catarina4 ) ou "O Time da Raça"5 (pela história do estilo de jogo da equipe). O clube disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Avaí foi o primeiro campeão catarinense (em 1924)6 e o clube que conquistou mais títulos do Campeonato Catarinense até hoje (16)7 . Foi também a primeira equipe catarinense a vencer uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, ao conquistar a Série C em 1998. É também o único clube de Florianópolis com um título nacional e uma participação internacional oficial.
No Campeonato Brasileiro de 2009 o clube azurra permaneceu 11 partidas sem ser derrotado, com 8 vitórias e 3 empates. No mesmo ano (2009), o Avaí conquistou a melhor colocação de um clube catarinense na Série A do Campeonato Brasileiro terminando em 6º lugar com 57 pontos.8 O Avaí lidera o Ranking Conmebol entre os clubes de Santa Catarina, figurando na 54ª posição.9 10 . Também é do Avaí a liderança do Ranking CBF entre os clubes de Santa Catarina e única equipe catarinense a jogar a fase internacional da Copa Sul-Americana.
O Avaí é o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de 500 mil torcedores, segundo estimativas recentes. 11 12
Cquote1.svg "É o time da raça". Cquote2.svg
Torcida
A origem do nome do clube, ao contrário do que muitos pensam, não é o arquipélago do Havaí, e sim a Batalha de Avahy, um episódio da Guerra do Paraguai.13
"Avaí" é um termo oriundo da língua guarani que significa "água de homem", através da junção dos termos ava ("homem")14 e y ("água").[carece de fontes]O time serviu de inspiração para a fundação de outros clubes homônimos, como por exemplo o Avaí Esporte Clube de Joinville, o Avaí Futebol Clube de Laguna entre outros.


 

Nenhum comentário: