Clube Náutico Capibaribe
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Clube Náutico Capibaribe, comumente conhecido apenas por Náutico, é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade do Recife, estado de Pernambuco.
Fundado por dois grupos de remadores recifenses em 1898 como Club Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901 (data da primeira ata da agremiação) e teve seu primeiro time de futebol em 1905, formado por ingleses e alemães.
As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco. Seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.
O Náutico é atualmente o clube mais moderno do Norte-Nordeste,
contando com estruturas grandiosas, tais como a Itaipava Arena
Pernambuco e o CT Wilson Campos, hoje o glorioso Timbu é um time de
referencia no que diz respeito a conexão entre estruturas modernas como
nos moldes da Europa e o estilo clássico do futebol brasileiro.
Um dos mais antigos e tradicionais clubes do Brasil, é o mais antigo do seu estado e detém a terceira maior torcida de Pernambuco e a sexta maior do Nordeste.2
É o clube mais valioso de Pernambuco, de acordo com estudo da Pluri
Consultoria em 2013. É considerado o clube das colônias inglesa e alemã
da cidade, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como "clube dos ricos" e "clube aristocrático",
o que até hoje se manifesta pelo fato de ter a grande maioria da elite
econômica-social do estado como parte importante de sua torcida.
Não obstante, com os títulos e glórias conquistados a partir dos anos 1960,
considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber
adesão cada vez mais forte das classes populares do Recife e do estado,
tendo hoje uma torcida bastante popular e diversificada.
Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 1967, e semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968. Foi um dos dois representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1968, junto com o Palmeiras.
Detém seis títulos regionais - é tricampeão do Norte-Nordeste (1965, 1966 e 1967) e campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste (1952), do Torneio Pentagonal dos Campeões do Norte-Nordeste (1966) e do Campeonato dos Campeões do Norte-Nordeste (1966). Possui 21 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2004, tendo conquistado, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001, o de campeão no ano do seu centenário, feito único em seu estado. 63, 64, 65, 66, 67 e 68.
Em Pernambuco, foi o primeiro clube a disputar uma final de
Campeonato Brasileiro e a disputar a principal competição do continente,
a Copa Libertadores da América. Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo este o recorde entre os times do Norte-Nordeste, ao lado do Bahia.
O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro dos Aflitos. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 22.800 mil espectadores sentados3 .
Também lhe pertence o Centro de Treinamento Wilson Campos - o maior e em melhores situações do Norte-Nordeste do país -, situado no bairro da Guabiraba, no Recife,
que possui 49 hectares e conta com quatro campos oficiais e dois campos
de futebol de dimensão reduzidas, área para administração, vestiários,
alojamentos etc. É dono de uma garagem para remo, situada na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro.
O clube tem uma rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o clássico mais antigo e de maior rivalidade do estado, intitulado de Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano, sendo este o terceiro clássico mais antigo do Brasil. Mantém ainda rivalidade com o Santa Cruz Futebol Clube e com o América Futebol Clube, donde o confronto com o primeiro é conhecido como Clássico das Emoções e, com o segundo, Clássico da Técnica e Disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário