terça-feira, 22 de abril de 2014

Coritiba Foot Ball Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coritiba Foot Ball Club, conhecido apenas por Coritiba, é um clube desportivo brasileiro, da cidade de Curitiba. Popularmente chamado de Coxa, foi fundado em 12 de outubro de 1909 por descendentes de alemães, tornando-se o primeiro time de futebol do Paraná e um dos mais populares do estado. Suas cores tradicionais são o verde e o branco e e seu estádio é o Couto Pereira, o maior do Paraná, inaugurado em 1932.
Foi o primeiro clube do futebol paranaense a conquistar o Campeonato Brasileiro, em 1985, quebrando a hegemonia de equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais que perdurava desde 1971. O alviverde curitibano foi também a primeira equipe paranaense a participar da Copa Libertadores da América, em 1986. Além de ter conquistado 1 Campeonato Brasileiro, o Coxa soma 37 títulos do Campeonato Paranaense, sendo o atual recordista de taças na história do torneio estadual e o detentor de um inédito hexacampeonato. Possui também 2 vice-campeonatos na Copa do Brasil, em 2011 e 2012 e 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010. É o clube paranaense que mais jogou a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, com 36 e 19 participações respectivamente, e ainda o recordista mundial de vitórias consecutivas (24) em competições oficiais, feito alcançado entre fevereiro e maio de 2011.8 9 10
Tem como grande rival local o Atlético, com quem faz o clássico Atle-Tiba, uma das grandes rivalidades do futebol brasileiro.11 Também tem como grande adversário o Paraná Clube, com quem faz o duelo Paratiba. De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a décima terceira de maior valor no Brasil, e a de maior valor do Paraná, ultrapassando os 92 milhões de reais.12 .


Nenhum comentário: