terça-feira, 22 de abril de 2014

Esporte Clube Juventude

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esporte Clube Juventude é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Caxias do Sul, localizada no Rio Grande do Sul. Foi fundado em 29 de junho de 1913, é uma das agremiações mais vitoriosas do futebol gaúcho. Atualmente, disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.
A nível nacional, o Juventude foi o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a conquistar a Copa do Brasil, em 1999. Também conta no seu currículo com o título do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B de 1994. Já pelo campeonato estadual, geralmente tem boas campanhas, e foi coroado com o título do Campeonato Gaúcho de Futebol no ano de 1998. Foi ainda, o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar a Libertadores da América, no ano 2000.
O Juventude tem uma das melhores e mais reconhecidas categorias de base do Brasil, fazendo excelentes campanhas em torneios estaduais, nacionais e até mesmo internacionais, tendo participado de várias competições, como a Viareggio Cup, realizada na Itália, e o Torneio Internacional Cotif, realizado na Espanha, com direito a eliminar o temido Barcelona na fase de grupos, chegando ao vice-campeonato frente ao Valencia.
Seu principal rival é o Caxias, com o qual disputa o clássico Ca-Ju, o maior clássico do interior gaúcho. Suas cores oficiais, presentes no escudo e bandeira do clube, são o verde e branco. Manda suas partidas no Estádio Alfredo Jaconi, que possui capacidade para 23.726 torcedores.


Nenhum comentário: