terça-feira, 22 de abril de 2014

Goiás Esporte Clube


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Goiás Esporte Clube (mais conhecido como Goiás e cujo acrônimo é GEC) é uma agremiação esportiva brasileira, sediada na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Fundado em 1943 por um grupo de amigos, o Goiás foi crescendo, e em alguns anos, se tornou o maior time do estado de Goiás e da região Centro-Oeste do Brasil. Possui a maior torcida da capital do estado,9 do Estado de Goiás e do Centro-Oeste brasileiro, conforme pesquisas realizadas pelos institutos Ibope, Serpes, Fortiori e Pluri Consultoria.
O Goiás foi o primeiro time goiano a disputar o Campeonato Brasileiro da Série A, e é o único a participar da Copa Libertadores da América.
Em seus domínios, o esmeraldino é o maior campeão goiano, com 24 títulos goianos, sendo um pentacampeonato, em 96, 97, 98, 99 e 2000. O Verdão da Serra (como é chamado por sua torcida) também conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B nos anos de 1999 e 2012 e 3 edições da Copa Centro-Oeste, em 2000, 2001 e 2002,10 além do torneio Doutor Manoel dos Reis e Silva, em 1971, quando venceu, na final, o Alianza Lima do Peru.11 Com esses títulos, é a agremiação mais vitoriosa do futebol goiano.
A equipe tem como suas cores o verde e o branco, e atualmente manda seus jogos na Serrinha e no Estádio Serra Dourada. O Goiás tem como seus principais rivais o Vila Nova e o Atlético Goianiense.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a décima sétima de maior valor no Brasil, ultrapassando os 47 milhões de reais.12


Nenhum comentário: