quarta-feira, 23 de abril de 2014

Paysandu Sport Club


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paysandu Sport Club é uma agremiação poliesportiva brasileira, da cidade de Belém. Fundado em 7 de dezembro de 1913 por segmentos da elite belemense e antigos membros do Norte Club como um agremiação de remo e futebol, tornou-se um dos principais e mais populares clubes de futebol do Pará e da Região Norte do país. É também conhecido como "Papão da Curuzu", em referência ao Estádio Leônidas de Castro (Curuzu), onde manda grande parte de seus jogos, juntamente com o Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).
Em sua história, o clube conquistou 45 Campeonatos Paraenses, sendo atualmente o segundo maior campeão estadual do Brasil. Além da hegemonia no Pará, o Papão detém 2 Campeonatos Brasileiro da Série B, 1 Copa Norte e 1 Copa dos Campeões - título este que lhe garantiu participar da Copa Libertadores da América de 2003, um feito jamais repetido por outra equipe da região. Seu retrospecto em competições nacionais inclui participações em 20 edições da Série A do Brasileiro (desde 1971), 7 da extinta Taça Brasil, 13 da Série B do Brasileiro e outras 16 da Copa do Brasil.
Seu principal adversário é o Remo, com quem tem uma faz o Re-Pa, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.2 Entre os clubes da região, possui atualmente o maior número de torcedores do Norte brasileiro e o quarto maior contingente se incluídos clubes de todo o país.nota 1 Também é o clube nortista mais bem posicionado no Ranking da CBF.4




2 comentários:

Anônimo disse...

Pó Janderson que bom que voce reativou as postagens no blog.

Sempre consulto seu blog.

O Paysandú ficou legal. vou imprimir e adesivar. te mando uma foto por e-mail.

Ricardo Maringá - PR

Unknown disse...

Obrigado Ricardo, quando fizer manda mesmo será um prazer ver o escudinho em um time.