quinta-feira, 1 de maio de 2014

Nacional Futebol Clube (Amazonas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
O Nacional Futebol Clube (conhecido apenas como Nacional) é uma agremiação esportiva brasileira, com sede na cidade de Manaus. Foi fundado em 13 de janeiro de 1913, como dissidência do antigo Manaos Sporting Club, e com objetivo de abrir espaço para brasileiros praticarem futebol, em uma época no qual o esporte era quase que exclusividade dos ingleses que viviam na capital amazonense.
Suas cores são o azul e o branco, e seus mascotes são a águia e o leão, este último o mais reconhecido e, por isso, o clube é conhecido pela sua torcida como o "Leão da Vila Municipal", em homenagem ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica seu patrimônio social.
É um dos clubes mais tradicionais do Estado de Amazonas, sendo atualmente o recordista em número de títulos estaduais, com 41 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981. Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição. Na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 15 edições, também um recorde para equipes locais.
É também o clube de melhor estrutura dentre os clubes esportivo-sociais do Amazonas[carece de fontes] e ainda dono da maior torcida no Amazonas entre equipe locais.2 3 Seu principal rival no futebol é o Rio Negro, com quem mantém a maior rivalidade do futebol amazonense e uma das maiores da norte do país.4


Nenhum comentário: