quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ríver Atlético Clube


O Ríver Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Teresina, no Estado do Piauí. Fundado em 1946, é o clube que mais vezes conquistou o Campeonato Piauiense, com 28 títulos ao todo.

Fundação

O dia 1º de março de 1946 é considerado pelo Ríver a data oficial de fundação do clube. Um grupo de estudantes do "Ginásio Leão XIII", à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, se reuniu, para tratar da fundação de uma sociedade desportiva que tomaria o nome de Ríver Atlético Clube.
Todavia, o projeto não foi posto em prática, haja vista que não ocorreu a sua legalização nos órgãos desportivos competentes, como também não existe registro de qualquer atividade nos anos de 1946 e 1947. O primeiro registro histórico data de 15 de fevereiro de 1948. Nesse dia foi disputado o primeiro jogo foi disputado do Ríver contra o Amarantino. O primeiro gol do Ríver foi marcado, nesse jogo, por Antônio Freire (Freirinho). O jogo foi realizado na cidade de Amarante-PI e o Ríver ganhou por 4x3. Quase um mês depois, em 12 de março de 1948, houve a chamada 'reogarnização' do clube, liderada por Afrânio Messias Alves Nunes (Presidente mais vitorioso do Ríver - 11 títulos). Em 15 de março de 1948, o Ríver já havia sido admitido na Federação Piauiense de Desportos. No mesmo ano, disputou o campeonato da temporada, do qual sagrou-se campeão. Em 1967 o Ríver Atlético Clube inaugura sua sede própria no Bairro dos Noivos, área nobre da Capital Piauiense. Afrânio Nunes, mais uma vez, foi o mentor do projeto da sede.


Nenhum comentário: